Firelight Media film image

Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimiento

A Firelight Media convida cineastas de não ficção em meio de carreira de comunidades racial e etnicamente subrepresentadas nos Estados Unidos e cineastas no México, Brasil, Porto Rico e Colômbia, com especial interesse naqueles que se identificam como indígenas e/ou descendentes africanos, para se inscreverem no terceiro ano do Fundo William Greaves de pesquisa e desenvolvimiento.
Nota: O aplicativo está agora fechado.
Para español vea abajo

Este fundo, em seu terceiro ano, é dedicado a obter recursos e apoiar contadores de histórias talentosos com subsídios de até US$ 40 mil cada para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de um longa-metragem de não ficção. O Fundo também oferece aos beneficiários horas de treinamento limitadas, conforme necessário e com base nos requisitos específicos de cada projeto. Este fundo é a primeira iniciativa internacional da Firelight e foi lançado para oferecer oportunidades aos cineastas para se conectarem, aprenderem e construírem solidariedade além das fronteiras.

Para lidar com o impacto devastador que a pandemia teve na comunidade do cinema independente e como o trabalho do setor pode ser instável para os cineastas negros em geral, O Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento William Greaves continuará a fornecer uma bolsa de cuidados básicos, que pode ser usada para cobrir qualquer necessidade essencial que os bolsistas tenham, desde os custos de cuidados de saúde e cuidados infantis até quaisquer outros recursos necessários. A Firelight Media acredita que é essencial ter este tipo de apoio confiável para produzir um trabalho criativo.

Esta mudança reflete o compromisso da Firelight em garantir que as comunidades subrepresentadas sejam ativamente cultivadas, participando e influenciando o espaço de não ficção e o discurso como um todo. Os critérios de seleção (veja abaixo) refletem nosso compromisso com o rigor criativo, a imaginação, a ética e a prestação de contas às comunidades impactadas na prática do cinema.


REQUISITOS
As inscrições abrem em 5 de julho e terminam em 8 de agosto de 2022, com um anúncio e desembolso antecipado no final de novembro.

- Consideraremos projetos que abordam uma grande variedade de temas e questões.
- Consideraremos projetos com uma grande variedade de abordagens estéticas (verité, ensaio, experimental, investigativo, pessoal, histórico, etc.)
- Consideraremos projetos ambiciosos ou com foco restrito.
- Consideraremos as inscrições de cineastas dos Estados Unidos, México, Porto Rico, Colômbia e Brasil.

Consideraremos as inscrições de cineastas de todos os status de refugiados e imigração, reconhecendo que os fluxos migratórios são considerados pelos desafios e soluções globais que buscamos superar. 

Observamos quando os projetos são socialmente relevantes, formalmente inovadores, abordam ou envolvem questões ou comunidades subrepresentadas e somos responsáveis ​​perante as comunidades impactadas que seus filmes representam.


REQUISITOS DE ELEGIBILIDADE
- Os cineastas devem se identificar como pertencentes a uma comunidade subrepresentada racial e etnicamente nos EUA 
- Os cineastas devem estar localizados (ou seja, morando e trabalhando) nos EUA, Porto Rico, México, Colômbia e/ou Brasil
- Deve ser um diretor** no meio da carreira*
- Deve ser para um documentário de longa-metragem em fase de pré-produção

*Para os propósitos deste fundo, nosso ponto de partida é definir um cineasta em meio de carreira como alguém com um histórico estabelecido ou um corpo substancial de obras de cinema de não ficção, incluindo, entre outros, a conclusão de 2 documentários de longa-metragem até o momento e pelo menos 7 de experiência. Mas, devido às origens variáveis ​​que os cineastas costumam ter, especialmente quando enfrentam barreiras estruturais no setor, consideraremos propostas que requerem uma definição diferente de "meio de carreira". Esperamos uma articulação clara de por que sua trajetória de carreira o posiciona como meio de carreira, caso você não se encaixe nessa definição de meio de carreira.

**Produtores que se inscrevem em nome de um Diretor devem se inscrever em colaboração com o Diretor. Observe que os fundos irão para o Diretor, e não para o Produtor. Os grupos coletivos que se aplicam devem observar que a maioria de seu grupo coletivo deve se identificar como pertencente a uma comunidade racial e etnicamente subrepresentada, e a maioria deve estar no meio da carreira, de acordo com a definição acima.


CRITÉRIOS DE FINANCIAMENTO + SELEÇÃO
As propostas serão aceitas na língua de escolha dos cineastas e os projetos serão selecionados através de um processo em camadas: a primeira rodada por um painel de colegas, a segunda rodada por uma revisão interna e a rodada final pela revisão e deliberação de um painel consultivo composto por cineastas e outros líderes do setor que trabalham nos Estados Unidos e/ou nos países dos quais estamos aceitando inscrições. Todas as propostas serão revisadas no idioma em que são apresentadas.

A seleção será baseada na força da história, na abordagem criativa, na sua relevância social, na viabilidade do plano proposto e na ética e responsabilidade da abordagem (por exemplo, a relação do cineasta com o tema; navegando nas diferenças de poder; impacto sobre os participantes do filme, comunidades vulneráveis, públicos; considerações sobre os benefícios da comunidade; decisões relacionadas à distribuição, direitos e propriedade; quem está na equipe e práticas de contratação; etc.). 


Perguntas Frequentes Do Fundo William Greaves De Pesquisa E Desenvolvimiento


Envie as dúvidas para: grants@firelightmedia.org


STAY CONNECTED

Join Our Mailing List

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.